ESG - Guarulhos Sucatas

O que é ESG

ESG não é apenas uma sigla dentro da Guarulhos Sucatas, é uma realidade que há mais de 40 anos mantém a empresa saudável financeiramente e atenta às necessidades do meio ambiente e das pessoas que fazem parte do seu trabalho.

ESG: Ambiental, Social e Governança Corporativa.

Estes pilares representam as 3 principais áreas temáticas sobre as quais as empresas devem relatar suas práticas. Uma sigla que passou a ser usada como sinônimo de Sustentabilidade. O ESG tornou-se uma forma de se referir ao que as empresas estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. O objetivo do ESG é capturar todos os riscos e oportunidades não financeiras inerentes às atividades diárias de uma empresa.

ESG em suas tomadas de decisão

Cada vez mais, as empresas têm entendido que seu papel não se limita ao retorno sobre os seus investimentos e ao foco em seus acionistas, mas também ao seu papel na sociedade, sua responsabilidade com as pessoas envolvidas e à preservação do meio ambiente.

Em um contexto de mudanças climáticas, desigualdades sociais e necessidade de transição da economia linear para a economia circular, investidores e consumidores estão incorporando os elementos ESG em suas tomadas de decisão. Assim, eles estão exigindo que as empresas não sejam apenas boas administradoras de capital financeiro, mas também estejam atentas ao capital natural e social e tenham a estrutura de governança necessária para apoiar tudo isso.

E

Práticas Ambientais

Aspectos relacionados à preservação dos recursos naturais e a diminuição de impactos ambientais. Emissões de poluentes, extração e utilização de recursos naturais e reciclados, utilização de energias renováveis, gestão de resíduos, processo de produção que garanta a economia circular, entre outros.

Leia mais
S

Práticas Sociais

Aspectos relacionados ao respeito às pessoas envolvidas no trabalho e à sociedade como um todo. Desenvolvimento, saúde e segurança das pessoas da equipe, práticas trabalhistas, diversidade e justiça social, entre outros.

Leia mais
G

Práticas de Governança

Aspectos relacionados à administração e comportamento corporativo. Direitos dos acionistas, diversidade do Conselho, transparência, equidade, prestação de contas, gestão estratégica da empresa, entre outros.

Leia mais