Nossa operação transforma resíduos recicláveis em insumos reciclados, contribuindo ativamente com a Economia Circular.
Em 2024, processamos mais de 163 mil toneladas de recicláveis. Nossa atividade promove a preservação dos recursos naturais, a redução de emissões de carbono e a minimização de desperdícios.
De acordo com o BIR, a produção de aço a partir de matéria-prima reciclada ao invés de minério de ferro representa economia na emissão de CO2 equivalente de 58%. Em 2024, o nosso fornecimento de matéria-prima reciclada ferrosa evitou a emissão de aproximadamente 142.403 t de CO2 equivalente na produção de aço (com base na referência do mesmo instituto).
Todos os materiais do nosso processo de trituração da Shredder, além dos metais ferrosos, são tratados em nossa Planta de Revalorização, a primeira da América Latina dedicada a essa atividade. Separamos e encaminhados os metais não ferrosos, os plásticos e os demais materiais para reciclagem ou reaproveitamento energético.
Em 2024, 90,2% dos resíduos que processamos foram desviados do aterro. Estes materiais receberam a correta destinação sendo reciclados e revalorizados. Os 9,8% que foram para destinação final eram compostos majoritariamente por terra.
Aprimoramos continuamente nossos processos, investimos em tecnologia, soluções inovadoras e parcerias estratégicas para ampliar a circularidade dos materiais. Em 2024, investimos quase R$20 milhões em tecnologia e eficiência operacional para aprimorar a qualidade do insumo para nossos clientes e agregar valor aos materiais.
Gerenciamos também os resíduos gerados em nossa operação. Os materiais contaminados com óleo são destinados para blendagem e coprocessamento; o óleo usado segue para rerrefino, as baterias automotivas são encaminhadas para logística reversa dos fabricantes e os recicláveis vendidos para empresas de reciclagem.
Em 2025, o consumo de energia elétrica dos nossos pátios migrou para o Mercado Livre de Energia e 100% é adquirida de fontes renováveis.
Todas as novas aquisições de maquinário priorizam as tecnologias que otimizam o consumo de energia. Nossa Shredder, por exemplo, conta com acionamento otimizado em seu motor principal. Em 2024, investimos mais de R$5,7 milhões na aquisição de equipamentos modernos que proporcionam economia de diesel.
Com uma abordagem responsável no uso da água, possuímos cisternas, utilizando água de reuso nas atividades que não precisam de água potável. As áreas de manipulação de materiais e de manutenção são concretadas, direcionando a água para caixas separadoras de água e óleo, garantindo o tratamento adequado dos efluentes.